PHTLS: Passado, Presente e Futuro

Os profissionais que trabalham no atendimento pré-hospitalar devem dar o melhor cuidado possível e aceitar a responsabilidade que lhes foi dada ao se tornar profissional da área da saúde. Uma forma de garantir conhecimento para esses profissionais prestarem a melhor assistência é o Prehospital Trauma Life Support (PHTLS), em que fornece um conhecimento técnico em emergência médica, seu comitê foi criado em 1963 para aperfeiçoar o currículo.
O PHTLS traz um conhecimento de anatomia e fisiologia, além da fisiopatologia do trauma. Os socorristas devem possuir pensamento crítico, reflexivo, com capacidade de tomar decisões rápidas para melhorar a sobrevivência da vítima do trauma. O PHTLS tem o intuito de fazer o profissional entender os cuidados ao trauma,pensar criticamente, além de poder prolongar a vida do paciente e poder beneficiar a sociedade com o atendimento prestado.
Os princípios fundamentais do PHTLS: conhecimento, pensamento critico e habilidades teóricas para lidar com o trauma. O trauma é um problema mundial, em que eventos específicos levam a lesões e mortes tenham diferença entre cada nação com impactos globais. A prevenção é a melhor forma de controlar esses eventos.
O atendimento ao trauma pode ser divido em três fases: pré-evento, evento e pós-evento. O pré-evento é considerado as circunstancias em que levaram a uma lesão, tudo aquilo que aconteceu antes do trauma. Desta forma a prevenção atua ativamente nessa fase para promover educação e proteção. O preparo dos socorristas de atendimento pré-hospitalar também é considerada uma forma ativa na fase do pré-evento, para fornecer o atendimento médico mais atualizado.
A fase pós-evento lida com a consequências do evento em si. O “Período de Ouro” ocorre nessa fase e pode ser conceituada como o tempo de resposta que ocorre entre o evento em si até a disponibilização de tratamento definitivo à vítima.

Referências:
NATIONAL ASSOCIATION OF EMERGENCY MEDICAL TECHNICIANS. PHTLS: atendimento pré-hospitalar ao traumatizado. 8. ed. Burlington: Jones & Bartlett Learning, c2017.

Autor:


Isadora Caldeira Belini
Enfermeira graduada na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora no ano de 2016. Licenciada em Enfermagem na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora em agosto de 2017. Mestranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva em andamento pela Instituição de Ensino Superior Faculdade de Nanuque. Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência em andamento pela Instituição de Ensino Superior Faculdade de Nanuque. Instrutora do Grupo de Operações e Treinamento Tático. 


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