PHTLS: Passado, Presente e Futuro
Os profissionais que trabalham no atendimento
pré-hospitalar devem dar o melhor cuidado possível e aceitar a responsabilidade
que lhes foi dada ao se tornar profissional da área da saúde. Uma forma de
garantir conhecimento para esses profissionais prestarem a melhor assistência é
o Prehospital Trauma Life Support (PHTLS), em que fornece um conhecimento
técnico em emergência médica, seu comitê foi criado em 1963 para aperfeiçoar o
currículo.
O PHTLS traz um conhecimento de anatomia e fisiologia, além
da fisiopatologia do trauma. Os socorristas devem possuir pensamento crítico,
reflexivo, com capacidade de tomar decisões rápidas para melhorar a
sobrevivência da vítima do trauma. O PHTLS tem o intuito de fazer o
profissional entender os cuidados ao trauma,pensar criticamente, além de poder
prolongar a vida do paciente e poder beneficiar a sociedade com o atendimento
prestado.
Os princípios fundamentais do PHTLS: conhecimento,
pensamento critico e habilidades teóricas para lidar com o trauma. O trauma é
um problema mundial, em que eventos específicos levam a lesões e mortes tenham
diferença entre cada nação com impactos globais. A prevenção é a melhor forma
de controlar esses eventos.
O atendimento ao trauma pode ser divido em três fases:
pré-evento, evento e pós-evento. O pré-evento é considerado as circunstancias
em que levaram a uma lesão, tudo aquilo que aconteceu antes do trauma. Desta
forma a prevenção atua ativamente nessa fase para promover educação e proteção.
O preparo dos socorristas de atendimento pré-hospitalar também é considerada
uma forma ativa na fase do pré-evento, para fornecer o atendimento médico mais
atualizado.
A fase pós-evento lida com a consequências do evento em si.
O “Período de Ouro” ocorre nessa fase e pode ser conceituada como o tempo de
resposta que ocorre entre o evento em si até a disponibilização de tratamento
definitivo à vítima.
Referências:
NATIONAL ASSOCIATION OF EMERGENCY
MEDICAL TECHNICIANS. PHTLS: atendimento pré-hospitalar ao
traumatizado. 8. ed. Burlington: Jones & Bartlett Learning, c2017.
Autor:
Isadora Caldeira Belini
Enfermeira graduada na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal
de Juiz de Fora no ano de 2016. Licenciada em Enfermagem na Faculdade de
Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora em agosto de 2017. Mestranda
em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de
Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialização em
Enfermagem em Terapia Intensiva em andamento pela Instituição de Ensino
Superior Faculdade de Nanuque. Especialização em Enfermagem em Urgência e
Emergência em andamento pela Instituição de Ensino Superior Faculdade de
Nanuque. Instrutora do Grupo de Operações e Treinamento Tático.
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